Ações desenvolvidas para a popularização de práticas inovadoras de ensino

Antes e após o sucesso do I Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos (CBJP), uma série de ações foram desenvolvidas com o objetivo de popularizar e disseminar práticas inovadoras de ensino por meio de jogos pedagógicos manipuláveis e gamificados na educação básica. Essas iniciativas visam alcançar um número cada vez maior de educadores e estudantes, promovendo uma educação mais engajadora e significativa.

1. Capacitação de professores: foram promovidos workshops e cursos de formação (presenciais e online) para capacitar professores na utilização de jogos pedagógicos manipuláveis e gamificados em sala de aula. Essas capacitações visaram fornecer aos educadores as ferramentas e estratégias necessárias para incorporar essas práticas inovadoras em seu planejamento curricular.

2. Divulgação de materiais pedagógicos e livros relacionados à temática: foram desenvolvidos e disponibilizados materiais pedagógicos, como manuais de instruções, guias de atividades e kits de jogos pedagógicos manipuláveis. Esses recursos foram elaborados de forma a facilitar a aplicação dos jogos no contexto escolar, oferecendo sugestões de atividades e estratégias de ensino.

3. Parcerias com instituições educacionais: Foram estabelecidas parcerias com escolas, redes de ensino e instituições de formação de professores, visando integrar os jogos pedagógicos manipuláveis e gamificados nas práticas educacionais. Essas parcerias permitiram a realização de projetos-piloto, a troca de conhecimentos e a implementação dessas práticas inovadoras em diferentes contextos educacionais.

4. Compartilhamento de boas práticas: Foram criados espaços de compartilhamento de boas práticas, como grupos no whatsapp (com professores de Língua Portuguesa de Pernambuco e dos participantes do I Webinário de Jogos Pedagógicos – 940 participantes) e redes sociais (Instagram do CBJP – 712 seguidores); canal do Youtube do Geadlin (939 inscritos, com mais de 7200 visualizações dos vídeos voltados para o ensino de práticas voltadas à ludicidade). Esses canais possibilitaram que educadores de diferentes regiões do país possam trocar experiências, relatar suas vivências e compartilhar estratégias bem-sucedidas na utilização de jogos pedagógicos manipuláveis e gamificados.

Essas ações desenvolvidas antes e após o I CBJP têm como objetivo ampliar o alcance e os benefícios dos jogos pedagógicos manipuláveis e gamificados na educação básica, promovendo uma transformação positiva na forma como o ensino é conduzido. Acreditamos que a combinação de práticas inovadoras e engajadoras, aliada ao potencial dos jogos pedagógicos, pode revolucionar a maneira como os alunos aprendem, tornando a educação mais envolvente, relevante e significativa para todos.

Atividades formativas

(Formação pedagógica para professores da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais e finais de Pernambuco; e estudantes de Letras e Pedagogia da UPE-Garanhuns e da UFAPE)

Antes da realização do I Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos (CBJP), foram empreendidas ações para promover a popularização de temáticas que envolviam atividades inovadoras de ensino através do lúdico. Uma dessas ações foi a Formação Pedagógica destinada a professores da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais e finais em Pernambuco. No dia 9 de junho de 2022, de forma presencial – na Universidade de Pernambuco – Garanhuns, turnos matutino e vespertino, 250 educadores tiveram a oportunidade de participar dessa formação enriquecedora, que contou com a presença da renomada professora Dra. Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do professor Fernando Augusto de Lima Oliveira, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante a formação, os professores foram convidados a explorar estratégias pedagógicas inovadoras, baseadas no uso do lúdico como ferramenta de ensino. A Dra. Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos e o professor Fernando Augusto de Lima Oliveira compartilharam suas experiências e conhecimentos, apresentando abordagens criativas e dinâmicas que estimulam o engajamento dos alunos e promovem uma aprendizagem mais significativa.

A formação pedagógica abordou temas como o uso de jogos pedagógicos manipuláveis, atividades lúdicas e práticas inovadoras no ensino da Língua Portuguesa, tanto como Língua Materna quanto como Língua Não Materna. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, assim como explorar estratégias práticas para implementar essas atividades em suas salas de aula.

Essa formação pedagógica foi um passo importante na preparação para o I Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos, fornecendo aos professores ferramentas e inspiração para incorporar práticas inovadoras em seus ambientes educacionais. Com base nesse evento, os educadores puderam ampliar seus conhecimentos, compartilhar experiências e se conectar com uma rede de profissionais comprometidos em promover uma educação mais dinâmica, envolvente e eficaz.

O sucesso dessa formação pedagógica foi um prenúncio do que estava por vir no I Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos, onde professores de diversas regiões do país puderam se reunir para discutir, compartilhar e ampliar suas práticas inovadoras de ensino. Essas ações antecedentes foram fundamentais para criar uma base sólida e despertar o interesse dos educadores em explorar o potencial do lúdico como ferramenta educacional.

  Card de divulgação:

  
IMAGEM 01: Divulgação da palestra   formativa. IMAGEM 02: Divulgação da palestra formativa.

Webinário Nacional de Jogos Pedagógicos e Práticas Inovadoras de Ensino

Após o sucesso do I Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos (ICBJP), uma série de ações foram desenvolvidas para promover a popularização de temáticas relacionadas a atividades inovadoras de ensino através do lúdico. Dentre essas iniciativas, destaca-se o Webinário Nacional de Jogos Pedagógicos, organizado pela Universidade de Pernambuco – Multicampi Garanhuns (UPE-Garanhuns) em parceria com o Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (GEADLin), contando com o apoio de importantes instituições de ensino, como a UFJF, UFSC, Unifesp, UFPA, UEPA, UFLA, UnB, e a Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns.

O webinário se tornou um espaço de encontro e discussão para profissionais da área de educação interessados em explorar práticas inovadoras que utilizem o lúdico como ferramenta de ensino. Com uma média total de 2.850 professores inscritos, vindos de todos os estados brasileiros e de 9 países diferentes, o evento tem alcançado uma média de participação online de 670 participantes.

As palestras ocorrem regularmente, todas as últimas terças-feiras de cada mês, abordando temáticas diversas relacionadas ao universo do lúdico e às práticas inovadoras no campo educacional. Esse espaço de compartilhamento de conhecimento e experiências tem permitido aos participantes ampliar suas perspectivas sobre o papel do lúdico no processo de aprendizagem, bem como descobrir novas abordagens e estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, motivadoras e eficientes.

O Webinário Nacional de Jogos Pedagógicos tem se destacado como um meio de disseminar práticas inovadoras de ensino, contribuindo para a transformação do ambiente educacional e incentivando a utilização de recursos lúdicos em sala de aula. Através dessa iniciativa, os participantes têm a oportunidade de se atualizar, trocar experiências e aprender com especialistas renomados no campo da educação lúdica.

À medida que avançamos nessa jornada de disseminação das temáticas relacionadas aos jogos pedagógicos e práticas inovadoras de ensino, continuaremos promovendo eventos e iniciativas que fomentem o diálogo e a reflexão sobre a importância do lúdico na educação. Nosso objetivo é fortalecer a conexão entre profissionais da área, proporcionar a troca de experiências e contribuir para o aprimoramento do ensino, preparando nossos alunos e professores para um futuro cada vez mais desafiador e repleto de possibilidades.

Card de divulgação:

IMAGEM 03: Programação do Webinário Nacional de Jogos Pedagógicos e Práticas de Ensino    

A realização do II CBJP é uma oportunidade única para fortalecermos a formação docente, disseminar práticas pedagógicas inovadoras e promover a valorização da educação em nosso país. Além disso, o congresso também proporcionará momentos de capacitação e aprimoramento profissional por meio de oficinas, minicursos e palestras ministradas por especialistas em jogos e áreas afins. Os participantes terão a oportunidade de adquirir novas habilidades, ampliar seu repertório de práticas pedagógicas e fortalecer seu compromisso com uma educação de qualidade.

Publicações que você pode gostar:

II CONGRESSO BRASILEIRO DE JOGOS PEDAGÓGICOS

II CBJP

Evento Acadêmico

Jogos pedagógicos e práticas inovadoras de ensino: transformando o aprendizado em um universo de possibilidades, de 13 a 16 de maio de 2024, iremos proporcionar um espaço de compartilhamento dessas práticas inovadoras, reunindo professores de diferentes regiões do país. O objetivo é promover o diálogo, a troca de experiências e a reflexão sobre as metodologias ativas e o uso dos jogos pedagógicos como recursos pedagógicos eficazes no ensino do Português.

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Sobre o evento

O II Congresso Brasileiro de Jogos Pedagógicos – CBJP, surge da prática inovadora, na qual muitos professores criam ferramentas capazes de auxiliar no aprendizado constante de seus alunos, por meio de coisas simples do dia-a-dia.

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